Curiosidades

 

História da Pizza

História da Pizza

A história da pizza começa na Roma de César, antes da Era Cristã. Conta-se que os nobres desta época comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal que vai ao forno bem forte. A ele eram acrescidos ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea.

A variação das coberturas foi se amadurecendo com o passar dos anos, até que o tomate chegou a Europa trazido por Cristóvão Colombo e daí para frente o pomodoro foi incorporado totalmente à receita. Houve época em que essa iguaria era comida no café da manhã e vendida por ambulantes.

À medida que se tornou mais popular, erguiam-se barracas onde era vendida a massa em formatos diferenciados, de acordo com o pedido do cliente. O primeiro pizzaiolo da história foi Don Rafaelle Espósito, proprietário de uma famosa pizzaria de Nápole, a Pietro il Pizzaiolo.
Don Rafaelle ficou famoso a partir do verão de 1889, quando foi cozinhar no palácio Capodimonte para os soberanos rei Humberto I e sua rainha Margherita de Sabóia, que estavam em visita à Cidade. O pizzaiolo, para prestar uma homenagem à rainha, resolver fazer a pizza com as cores da bandeira italiana - branco, vermelho e verde.

A rainha gostou tanto da pizza que Don rafaelle a batizou com o seu nome. Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana. Os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.

Dia da Pizza

O Dia da Pizza é comemorado desde 1985 em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.

A pizza mais cara do mundo


A pizza mais cara do mundo foi criada por Domenico Crolla e ganhou o nome de “Pizza Royale 007″.

Em sua criação, o Sr. Crolla, utilizou alguns dos ingredientes mais caros do mundo, entre eles, lagosta conservada no mais fino conhaque, caviar mergulhado em champanhe, salmão escocês defumado e várias outras iguarias. Tudo isso, salpicado com com flocos de ouro comestível de 24 quilates.

A pizza foi leiloada em 19 de Novembro de 2006 por aproximadamente 4200 dólares e o dinheiro foi encaminhado para uma instituição de caridade.

A mãe de todas as pizzas

A maior pizza do mundo foi feita em 1990, por um super-mercado em Johannesburg, na África do Sul.

A pizza tinha 37.4 metros de diâmetro e foram utilizados 500 kg de farinha, 800 kg de queijo e 900 kg de molho de tomate na sua fabricação.

Treze mil e quinhentas pizzas, por favor

O maior pedido de pizzas já realizado foi na pizzaria Papa John’s em San Diego (U.S.A.), em 8 Junho de 2006.

A encomenda de 13.500 pizzas foi feita pela empresa NASSCO para premiar seus funcionários pela conclusão da construção de mais um navio.

Para conseguir completar o pedido, a pizzaria utilizou quinze restaurantes da rede mais próximos da área de San Diego, fazendo 56 pizzas por minuto a partir das 6 da manhã.

Pontualmente às 11 da manhã, as pizzas foram entregues no estaleiro da empresa NASSCO.

Prepare sua carteira

A pizza mais cara disponível comercialmente pode ser encontrada em Nova York no restaurante Nino’s Bellissima.

A pizza de 30 centímetros tem entre seus ingredientes, lagosta fresca, quatro tipos de caviar, salmão e wasabi. Cortada em oito pedaços, cada um custa 125 dólares, o que resulta em 1000 dólares a pizza inteira.

É, vai ficar caro impressionar sua namorada.

Longo caminho

Lucy Clough é a detentora do recorde de distância na entrega de uma pizza.

Em Novembro de 2004, na pizzaria Domino’s em Londres, Lucy aceitou o pedido de uma Vegetarian Supreme Pizza vindo de Melbourne (Austrália!!).

Ela percorreu 16.950 km para entregar a pizza depois de dois dias de viagem.

O recorde anterior, de 11.042 km, foi feito para uma pizzaria da África do Sul para… . Adivinhem. Austrália!

Muito estranhos esses australianos…